top of page

Pontos da carne

  • cozinharecomer
  • 28 de ago. de 2017
  • 2 min de leitura

carne

Bom, para o primeiro post do site, uma dúvida que muitos têm ao preparar uma carne. Qual o ponto certo? Para começar é importante entender que cada carne tem um percentual de água, de gordura e espessura que varia de corte para corte, e isso influencia no seu tempo de cozimento.

Precisa ser entendido que existem seis pontos da carne.

1. Bleu ou selada:

carne bleu ou selada

O ponto Bleu, é basicamente a carne selada como o próprio nome diz, tem o tempo de cocção muito curto, apenas para criar uma finíssima crosta cozida com todo o restante da peça cru. O tempo de cozimento varia de acordo com o corte e a espessura, assim como nos demais pontos.

2. Mal passada:

carne mal passada

Com o tempo de cozimento um pouco maior que a bleu, o ponto mal passado tem uma crosta cozida maior que a anterior, geralmente servida com o meio completamente frio e cru, pois o tempo de cozimento não garante que a carne fique quente, porém, é necessário saber que quanto mais crua a carne, mais suculenta será.

3. Ao ponto para mal:

carne ao ponto pra mal

É possível notar a diferença de cor entre a mal passada e esta. Ao ponto para mal é um dos pontos mais consumidos e é cozido por uma quantidade maior que as anteriores. Percebe-se que seu meio não é cru, e sim rosado e cozido, é muito importante o descanso de todas as carnes para que seus líquidos descansem e se espalhem uniformemente pela peça, dando assim uma cor uniforme e suculência para o corte.

4. Ao ponto:

carne

A carne ao ponto é uma carne mais cozida, mas não inteiramente cinza, com cor uniformemente rosada e partes cozidas mais aparentes ela já consegue ser servida quente juntamente à anterior, por conta do seu tempo de cozimento que é maior e garante o calor na peça como um todo.

5. Ao ponto para bem:

carne ao ponto pra bem

Pouco rosada, a carne ao ponto pra bem é cozida por mais tempo que as anteriores e fica com uma coloração quase inteiramente cinza, com apenas um leve rosado. Por conta do seu tempo de cozimento é normal que fique menos suculenta e um pouco mais seca.

6. Bem passada:

carne bem passada

Inteiramente cinza, a carne mal passada é menos suculenta e mais seca, uma dica para esse ponto não deixar sua carne seca é deixá-la descansar. Como já havia dito, um descanso de 3 a 5 minutos é o suficiente para que os sucos não vazem e não tirem toda a suculência da sua carne.


 
 
 

Comments


© 2017 Criado por DN.

bottom of page